IPv6: internet passa por uma grande e fundamental mudança hoje

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

IPv6: internet passa por uma grande e fundamental mudança hoje

Mensagem por Sabotage em Sex 8 Jun - 1:47

Adoção definitiva do protocolo IPv6, agendada para hoje, é uma mudança que, apesar de modificar profundamente o mapa da internet, se produzirá em uma parte, digamos, "invisível" das máquinas e da própria rede. Algo parecido a quando se instala um programa: não vemos os novos componentes, mas notamos imediatamente as novas funções uma vez completada a atualização. Hoje, a partir das 0h01GMT (21h01 de Brasília), o atual número de 4 bilhões de IPs (cada um corresponde ao lugar ocupado por um dispositivo conectado na grande rede) se expandirá para milhões de milhões. Mais especificamente, passará a 340 sextilhões de endereços (340 seguido de 36 zeros). Por isso, a comparação com uma explosão - o Big-Bang.

A medida é tomada em virtude do esgotamento dessas conexões, e como resposta ao tsunami de computadores, tablets, telefones, televisões e demais máquinas ou sistemas (como eletrodomésticos, carros, edifícios e robôs) que já estão ou passarão a estar online de maneira permanente em um futuro muito próximo.

O sistema que usamos até hoje é denominado IPv4 (versão 4 do protocolo), criado nos anos 70 do século passado e oficialmente esgotado em 3 de fevereiro de 2011, quando a Icann (a instituição global que outorga esses endereços) informou que havia concedido os últimos cinco lotes da reserva de endereços IP com que contava para identificar os dispositivos na rede. Entretanto, o novo protocolo não substitui automaticamente o anterior. Haverá um período em que ambos coexistirão e se estima que a transição completa levará alguns anos.

Contra a crença generalizada de que toda inovação traz mais velocidade, neste caso é provável que o usuário experimente alguns atrasos na entrega de dados, ainda que nada muito grave nem duradouro, segundo especialistas. "A maior parte dos usuários não deverá perceber nada", disse Leo Vegoda, da Icaan. "Mantemos nossa promessa de uma transição sem tropeços para o IPv6", disse Jason Livingood, vice-presidente de sistemas de internet da Comcast, um dos maiores provedores dos Estados Unidos, de acordo com a agência France Presse.

O World IPv6 Launch (Lançamento mundial do IPv6) é uma iniciativa da Internet Society. O IPv6, a partir de agora, deverá ser o padrão do mercado. "Percebemos a adesão ao IPv6 como fundamental para o bom fluxo de desenvolvimento da internet. Os endereços livres no IPv4 estão acabando e pode ocorrer uma situação crítica sem um esforço coletivo para a implementação definitiva da versão 6 do protocolo IP", afirma Juliano Primavesi, Diretor da KingHost, uma das organizações líderes em hospedagem web.

No Brasil, o NIC.br tem coordenado os esforços de implantação do IPv6 desde 2008. Em junho do ano passado, houve um teste global do uso do novo protocolo, o World IPv6 Day. Durante 24h, empresas da internet como Google, Facebook, Yahoo, Terra e UOL ativaram o novo protocolo em seus sites, com o objetivo de detectar possível problemas, no que foi o maior e mais importante teste de funcionamento do IPv6.




thedisappereads@hotmail.com

Spoiler:


Spoiler:
[center]


Spoiler:
Sou FÃ desses Carinhas!!!










avatar
Sabotage

Membro

Nada
Mensagens : 330
Pontos de Participação : 699
Reputação : 71
Idade : 85
Localização : eth0
Data de inscrição : 04/06/2012
Respeito as regras :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum