Made In Brazil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pacotão: ‘semelhança’ em sites e compartilhamento de arquivos via FTP

Ir para baixo

sites - Pacotão: ‘semelhança’ em sites e compartilhamento de arquivos via FTP Empty Pacotão: ‘semelhança’ em sites e compartilhamento de arquivos via FTP

Mensagem por Vansheeler Qua 18 Jan - 13:56

Eu sou programador web (PHP) e me surgiu uma dúvida: se eu criar um site que tenha funções idênticas a outros sites, porém com meus próprios códigos – posso ser processador por roubo de propriedade intelectual? Ou por violar os direitos de cópia? Lembrando que o sistema seria todo criado por mim, só que com base em outro site.
Rafael Campos

Rafael, “processado” todo mundo pode ser – por justa causa ou não. É claro que alguns processos você dificilmente vai perder (ou ganhar), e os que forem muito absurdos podem acabar sendo um problema para quem iniciou o processo.

Dito isso, a questão, como dá para perceber, não se torna tão simples. Depende o tipo de cópia que você fez. Depende como ficou, o que dá para perceber, e a forma como um juiz pode ser convencido de que houve plágio ou violação de propriedade intelectual. O Brasil, porém, não tem patente de software, como existe nos Estados Unidos. Existe um texto que explora essa questão no BR-Linux. Isso torna as questões um tanto mais simples, uma vez que as patentes muito genéricas dos Estados Unidos acabam se mostrando aplicáveis em muitos casos, o que gera insegurança para desenvolvedores e empresas que lidam com software.

O fato é que as tecnologias evoluem muito rápido e é preciso manter alguns padrões para que os usuários saibam utilizar os recursos. Por exemplo, não faz sentido você ser processado por incluir um carrinho de compras numa loja virtual e chamar o recurso por este nome – esse é o padrão esperado nos sites de comércio eletrônico.